quinta-feira, 1 de maio de 2014

Feriado com Ofélia Anunciato: Cuscuz Paulista!

Salve salve,  sossegados!

Como esse feriado caiu numa quinta feira, fazendo juz ao nome, neste  dia do trabalhador muita gente deixará o descanso para o final de semana optará pela faxina!
Observei hoje, no retorno do trabalho, que muitas pessoas já começaram a aproveitar o tempinho para cuidar da casa e botar tudo aquilo que procrastinou dias e dias em ordem!
Portanto, nada mais justo que optar por uma receita básica, rápida e nem por isso menos saborosa, concordam? 
Pensando nisso, resolvi unir o útil ao agradável, e como tudo aqui no Sossega leva diversão e um bate papo gostoso na cozinha, vamos compartilhar uma receita prática e saborosa, ótima para um dia em que não podemos perder horas elaborando um prato complicado, mas também não queremos deixar de lado a “boa mesa”! 
E então, surgiu a ideia - que já não era sem tempo - de falar um pouco da Ofélia, aquela que deu nome ao nosso projeto, e mostrar para vocês a nossa adaptação de uma famosa receita da nossa “diva culinarista”.

Ofélia Ramos Anunciato (1924-1998) foi uma cozinheira e culinarista brasileira, escreveu 14 livros contando os segredos da culinária portuguesa, italiana e brasileira. Foi pioneira dos programas culinários na TV desde 1958, e fazia o estilo “descomplicando a cozinha”. Amava cozinhar e era extremamente simpática[1]:

"Na verdade, não há segredos na arte de cozinhar. Se você cozinha gostando de cozinhar, certamente será capaz de fazer um prato saboroso. E se tiver por perto alguém que goste de ensinar a cozinhar, como eu gosto, então não haverá nenhum problema". 

Muitas pessoas da minha faixa etária lembrarão do seu programa, e certamente nossos pais acompanharam por um longo tempo suas receitas e  incorporaram-nas àquelas “queridinhas da família”. 
Eu mesma lembro de ter assistido a alguns episódios da “Maravilhosa Cozinha de Ofélia” no colo da minha mãe, e lembro também, de ela anotar algumas receitas rapidamente para reproduzir para nós mais tarde.
Vale ressaltar que Ofélia era extremamente bem quista pelo seu público, seus colegas de trabalho e equipe,  e por sua família. Pelo programa dela passaram como convidados, nomes importantes da culinária brasileira, e era impressionante, conforme conta Cidinha Santiago (ex-assistente de Ofélia, hoje assistente do Edu Guedes na Rede Record), o quanto ela gostava de cozinhar, além de entender muito de culinária[2].
Para quem é mais novo e não conhece ou nunca ouviu falar da Ofélia, saibam que seu livro “Ofélia, o sabor do Brasil”, publicado em 1997, foi premiado com o Jabuti na categoria Produção Editorial, e já foi considerado um dos 13 livros mais lidos do mundo [3]
Separamos este vídeo abaixo para mostrar só uma pontinha da simpatia da Ofélia, dizendo que é “cozinheira com muita honra”... 
Não era uma fofa?




Bem, e para fechar e amarrar o feriado com um pedacinho dessa história, vou indicar aqui a receita do seu famoso Cuscuz Paulista, que no meu ver é uma receita de fácil execução e muito versátil porque podemos substituir os ingredientes de acordo com o que possuímos em casa – e foi exatamente o que fizemos, de maneira muito “sossegada”!

A receita da Ofélia Anunciato, está disponível aqui, mas a versão do Sossega e o resultado final, vocês podem conferir logo abaixo, ok? 

__________________________________________

Cuscuz Paulista da Ofélia (Versão “Sossegada”)  

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de azeite de oliva
- 2 cebolas picadas bem pequenas
- 2 dentes de alho bem picados e amassados
- Metade de um pimentão de cada cor (vermelho, amarelo e verde) picado em cubinhos pequenos
- 1 vidro de palmito em conserva picado e escorrido
- 1 lata de sardinha
- 2 tomates pelados e sem sementes picados
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- 2 xícaras de chá de farinha de milho (aqui usamos a farinha de milho miúda)
- 2 tomates pelados e sem semente batidos (processados)
- Azeitonas verdes picadas a gosto
- Aproximadamente 250ml de água (ou mais se necessário)
- 2 ovos cozidos
- Cheiro verde, açafrão em pó, páprica picante, pimenta moída e sal a gosto
- Pimentão das 3 cores para decorar
- Pimenta biquinho para decorar

Modo de preparo

- Em uma panela aqueça o azeite em fogo baixo e doure a cebola. Quando estiver quase transparente, acrescente o alho e deixe dourar. Cuide sempre para não queimar o azeite.
- Quando o alho estiver dourado, acrescente o tomate picado até dissolver e em seguida adicione o pimentão e o palmito.
- Despeje o conteúdo da lata de sardinha em um prato e amasse com um garfo. Em seguida acrescente a sardinha amassada na panela com os demais ingredientes. Refogue tudo muito bem e acrescente o tomate batido (processado) e as azeitonas picadas.
- Tempere com sal, açafrão e páprica e deixe cozinhar por alguns 3 minutos.
- Acrescente sem parar de mexer a farinha de mandioca e a farinha de milho. A textura deve ficar próxima a uma pasta grossa. Acrescente água aos poucos para criar uma liga, mas só acrescente o necessário para não desandar. Suba ligeiramente o fogo, sempre mexendo, e quando começar a levantar fervura (bolhas), continue mexendo por mais um ou dois minutos, acrescente o cheiro verde e a pimenta moída.
- Desligue o fogo e coloque o conteúdo da panela em uma forma e acomode bem justo, com auxílio de uma colher de bambu, pão duro ou colher de pau. Fica mais bonito se colocado em uma forma com buraco no meio (forma de pudim, ou de bolo), mas na ausência dela, uma forma alta já resolve.
- Deixe esfriar e se preferir, leve a geladeira por 40 minutos.
- Depois de totalmente frio, vire o cuscuz com cuidado em uma bandeja ou prato, e decore com filetes de pimentão, rodelas de ovo cozido e pimenta biquinho (opcional). 
- Tempo de preparo: Cerca de 1h:15"
- Rendimento: 6 generosas porções! 

Observações:

- Deixe o alho de molho na água por uns 10 minutos antes de descascar. A casquinha vai soltar mais fácil.
- Prefira sempre cortar o alho ao meio e retirar o miolo (gérmen), pois assim a sua digestão se torna mais fácil.
- Se você for muito sensível a cebola, descasque-as debaixo da água corrente e deixe de molho na água com gelo por 30 minutos antes de picar.
- Retire sempre toda a parte branca do pimentão, isso também torna sua digestão mais fácil.
- Cuide com o sal. Se for usar algum produto em conserva, como nós utilizamos o palmito, a sardinha,e a azeitona, observe que o sal deverá ser bem controlado, pois esses itens já são bem salgados.
- Opte por utilizar a pimenta sempre moída na hora, e no final do preparo. Isso conserva o sabor e evita irritações estomacais em pessoas mais sensíveis.
- Você pode utilizar sardinha, atum, frango, bacon ou nenhuma carne. Isso fica a seu critério e não influencia muito no ponto final do prato, desde que você controle a quantidade de água que irá colocar para adquirir a consistência ideal.
- Esse prato fica mais gostoso no dia seguinte, e por isso é ótimo para quem vive sozinho!! 



____________________________________________________

Gostaram do prato e das dicas?
Você pode aprender muito mais acompanhando nossas postagens ou contratando nossos serviços, estaremos sempre dispostos a auxiliar vocês! 

Agora testa lá e conta pra gente como ficou?
Um ótimo feriado e uma excelente divertisidade para todos nós!!!

Abraços!

Em tempo: O livro "Ofélia, o sabor do Brasil" está na minha "wishlist", mas ainda não pude adquiri-lo pois está esgotado! 
  


Nenhum comentário: