quinta-feira, 29 de maio de 2014

Muffin: O bolinho matinal que combina com o inverno!

Salve salve, sossegados!

Esfriou não é mesmo? E nesse friozinho, aposto que você levanta da cama em cima da hora e mal tem tempo para um café da manhã de qualidade, acertei? 
Levamos uma vida corrida e saímos em disparada para o trabalho com uma xícara de café preto amanhecido que esquentamos no microondas, desesperados para não perder o ônibus ou para não pegar um belo engarrafamento. Contamos os dias, as horas e os minutos para chegar o fim de semana, poder dormir até mais tarde, curtir as cobertas sem muito compromisso, com uma vontade enorme de levantar somente ao meio dia.. mas eis que abrimos os olhos naturalmente, e surpresos, conferimos as horas: São inacreditáveis oito da manhã! 
É, não se apavore! com todo mundo é assim, é a força da rotina! 
Mas que tal aproveitar esse momento, já que você não está mais com sono, e fazer um bolinho rápido e simples para degustar um saboroso café da manhã? De quebra, você pode deixar bolinhos prontos para o café da tarde, ou ainda, embaladinhos para comer durante a semana, afinal, acondicionando corretamente, eles duram por alguns dias e permanecem saborosos. 
A receita base é a do muffin de chocolate granulado que você pode acessar neste link aqui, mas para essa proposta, ela foi modificada e traz na composição a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo e as frutinhas secas. 
Essa coisa de trocar os ingredientes aprendi com minha mãe, e ela sempre traz umas ideias novas e mais saudáveis para eu testar, se bem que na verdade, o muffin é mesmo um bolinho matinal e originalmente leva ingredientes saudáveis em suas receitas. 
Em nossa versão, ele fica escuro por conta do açúcar mascavo e bem menos doce que a receita base, além de você poder decorar com geleia de frutas naturais diversas, mel, melado e mais o que a sua criatividade permitir. 
Já adianto que é muito fácil de preparar e fica pronta em no máximo uma hora! 
Vamos lá? 




Muffin Saudável do Sossega


Ingredientes:

- 1 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- 1 colher de sopa de fermento químico (pó)
- ¾ xícara de açúcar mascavo ou demerara
- ½ colher de café de sal
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de óleo
- 1 xícara de leite de vaca
- 1 xícara rasa frutas secas (faça um mix de sua preferência, como de uvas passas brancas e pretas, tâmaras picadas, ameixa preta picada, gojiberry, figo turco, damasco picado, etc)


Modo de preparo:

- Pré aqueça o forno a 180° e organize as forminhas em uma assadeira.
- Em uma vasilha peneirar e misturar rapidamente todos os ingredientes sólidos (exceto as frutas): a farinha, a farinha integral, o fermento, o açúcar e o sal. Reservar.
- Em outro recipiente, misturar (com auxílio de um fouet ou batedor) rapidamente os ingredientes líquidos: o ovo (peneirado para retirar a membrana), o óleo e o leite. Reservar.
- Abrir um buraco com no centro da mistura seca e despejar a mistura líquida, misturando todos os ingredientes com auxílio de um “pão duro”, colher de pau ou fouet. Quando estiver homogêneo (não precisa ficar uma massa lisa e mole, basta homogeneizar, por isso não se deve usar batedeira), acrescentar as frutinhas e misturar.
- Despejar o conteúdo nas forminhas e levar ao forno a 200° por cerca de 30 minutos. As forminhas de papel devem ser colocadas dentro das formas pequenas de alumínio ou de silicone e a quantidade de massa deve chegar até a metade da forminha base (silicone ou alumínio), pois cresce bastante e derrama para fora da forma.
- Retirar do forno quando estiverem corados e bem redondinhos.
- Rende cerca de 10 bolinhos por receita.


Finalização:

- Desenforme os muffins com a forminha de papel
- Despeje um mel, melado ou geleia por cima dos muffins e decore com frutas secas e açúcar mascavo. 

Observações: 
- Você pode comer morno ou frio, fica uma delícia de qualquer jeito! 
- Guarde os muffins que você não for consumir embrulhados em filme plástico, pois assi meles conservam a umidade e ficam gostosos para comer em outra ocasião! 



E aí, ficaram com vontade? 
Na primeira foto utilizamos um mix de uva passa preta, ameixa preta, tâmaras, figo turco, pêssego desidratado e abacaxi desidratado. Decoramos com geleia de morango, açúcar mascavo e uvas passas pretas. Na segunda a combinação foi: damasco, tâmara e uvas passas brancas e pretas, decorado com mel e gojiberry. 
Faça a sua versão e conta pra gente? 
Fica uma delícia se degustado com café preto fresquinho e bem forte! 

Um abraço carinhoso! 

Nenhum comentário: