segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dicas da Dona Vânia - Cebola e Cheiro Verde!

Muito boa noite a todos os Sossegados de Plantão! 

Hoje trazemos novamente as dicas da Dona Vânia - a portuguesa mais amada e cheia de carinho do universo  - e o assunto é meio polêmico!!! 
Você pode até não gostar de encontrar seus pedacinhos na comida e não suportar a textura, mas a comida sem a "famigerada", "ardida" e "malvada" cebola fica praticamente sem vida, não acha?
E o cheiro verde? Quem nunca foi "trollado" achando que cheiro verde era uma erva quando na verdade eram duas? E fica ainda pior quando você descobre que nada mais é que um maço de cebolinha e salsinha amarrados juntos, e que você se batia até encontrar o "dito cujo" do cheiro verde no mercadinho!!!  
É ... essa é uma potente combinação para deixar sua comida com aquele cheirinho especial de casa da vovó não é? 
Então confiram as dicas que seguem e aprendam como manusear a cebola sem chorar e como conservar por mais tempo o sabor delicioso do "cheirinho verde"! 





"Essas dicas  trago comigo desde muito cedo e as aprendi com a minha mãe (avó da Priscila), e tratam-se de segredos  - que hoje não são mais segredos - trocados entre nós, fazendo com que esse elo culinário nos mantenha sempre conectadas, unidas, apesar da distância física! Aí vai: 

1. Quando descascar a cebola, deixe- a mergulhada em água com gelo ou gelada por 15 minutos: você não vai chorar sem querer e o sabor permanece inalterado, ou, se preferir, quando trabalhar com  elas, permaneça com a boca cheia de água. 

2. Quando usar cebola, para que fique bem picadinha, use as cebolas pequenas e de formato "ovalado". Corte-a ao meio no sentido do comprimento e fatie novamente no sentido contrário. Os pedaços ficarão bem pequenos e bem melhores para serem usados em refogados e ou recheios e para saladas, as rodelinhas  ficarão delicadas e mais finas

3. Para temperinhos verdes (salsinha e cebolinha), pode higienizar, cortar, e condicionar em potes ou saquinhos plásticos específicos para freezer e congelar.  Quando for utilizar, apenas retire e pressione levemente o garfo sobre eles desprendendo a quantidade necessária e eles permanecerão verdinhos;  mas lembre-se , adicione-os sempre ao final do cozimento dos alimentos e procure guardar a um recipiente com cebolinha e outro com salsinha ,afinal, nem sempre você irá utilizar os dois temperos juntos! "
(Por Vânia R.S. Dal Bosco)




E aí, gostaram? 
Aproveitem essas pequenas dicas - vão facilitar sua vida e seu cotidiano na cozinha! 

Abraço grande! 

P.S.: Depois de um pequeno hiato, estamos retomando as dicas para colocá-las em dia! Como o Sossega ainda não é nossa única atividade profissional, estamos adaptando nosso tempo, e como todo mundo que começa um negócio começa em jornada dupla, precisamos nos organizar cada vez mais para trazer receitas e informações e apresentar um portfólio de qualidade e com a frequência adequada, certo? 
E qualquer dúvida, necessidade, orçamento, vontade... estaremos sempre a disposição! 

** A fonte das imagens utilizadas nesta postagem estão disponíveis neste banco gratuito aqui! 

Nenhum comentário: