quarta-feira, 7 de maio de 2014

Moussaka ou Moussaká - a inesquecível "lasanha" Grega!

Salve Salve Sossegados!

Hoje vamos falar da Moussaka, ou Moussaká, a famosa lasanha grega!
Como toda receita vem acompanhada de uma boa história, preciso voltar um pouco no tempo e contar um pouco de uma história de amizade e cumplicidade!
Quando saí da casa dos meus pais para arriscar a vida em Jaraguá do Sul, não fazia ideia do que era de fato a solidão. Por mais que eu dividisse apartamento com outras pessoas, não estava enturmada, eram todos estranhos a mim e eu uma intrusa no universo deles. 
Apesar da pouca distância entre Curitiba e Jaraguá, é importante ressaltar que há enormes diferenças culturais e muitas coisas me causaram estranhamento, embora isso tenha me levado a entender que o processo de adaptação é muito mais uma questão de escolha que merca causalidade!
Nesses quase oito anos, conheci várias pessoas e fiz alguns amigos que aos poucos tornaram-se minha segunda família - os quais foram e são também, incentivadores das minhas experiências culinárias e contribuíram para que eu aumentasse o repertório, introduzindo-me a novos sabores, temperos, aromas e possibilidades.  
Um desses causos foi a primeira experiência que tive com a “Moussaka", ou "Moussaká”, na casa casal Junior e Sandra, que vocês podem conferir na foto abaixo!


Em um domingo de 2011, sem muitas pretensões, e no início da relação de amizade, aceitei o convite para almoçar na casa deles, e a Sandra preparou o famoso prato cheio de detalhes e minúcia. Lembro que ela cortou a berinjela em fatias não muito grossas, no sentido do comprimento, mergulhou na água com um pouco de sal por cerca de meia hora, e em seguida secou-as com um pano de prato limpo. Esse processo desidrata a berinjela e evita que ela oxide, para só então “fritar” ligeiramente no azeite.
O sabor era incrível e nem é preciso dizer que estraguei a dieta da semana me acabando de comer, né?!? Já havia provado pratos parecidos com berinjela e molho bolonhesa por exemplo, mas nada como a moussaka, e aquele sabor permeou minhas memórias por alguns dias. Posso dizer que selou o sabor de uma amizade que perdura e foi em homenagem a eles que resolvi colocar em prática recentemente a execução de uma das inúmeras receitas de Moussaka que encontramos na internet, extraída do site "Allrecipes". 
O que me chamou atenção nessa versão foi a descrição detalhada do modo de fazer e também o fato de a berinjela ir ao forno ao invés de ser dourada na panela, grelhada ou empanada como em outras opções. 
A Moussaka é um prato famoso na Grécia, que além da berinjela, carne de carneiro e molho bechamel - mas sua origem não é necessariamente grega, inclusive o nome tem origem na Turquia, onde o prato com esse nome é um cozido de berinjela com legumes, assim como em países árabes e também na Romênia e na Ioguslávia.
Achei esse blog interessante sobre a culinária Grega, e dele extraí essas informações para repassar a vocês, de onde também destaco este trecho pra lá de interessante:

Segundo a famosa escritora e pesquisadora Aglaia Kremesi, imaginava-se que o moussaká tivesse sido inventado no palácio de Topkapi (residência dos sultões) em Istambul (antiga Constantinopla) durante o domínio otomano, mas o certo é que não há registro de como era feito o moussaká antes dos meados do século XX, quando o conceituado chef Nicholas Tselementes colocou a receita em seu livro de culinária já utilizando o molho bechamel que é uma invenção francesa.

Assim como tudo no universo culinário é repleto de influências e formas muito particulares de execução, na Grécia não é diferente, e cada região desenvolve suas particularidades com o acréscimo de temperos e identidades. Ha variações da Moussaka com batatas e com outros legumes e embora seja um prato presente em praticamente todos os restaurantes de culinária grega espalhados pelo mundo, não é muito consumido pela população grega por ser considerado "pesado".

Aqui no Sossega, nós utilizamos esta receita aqui, com algumas variações, que vocês podem acompanhar abaixo com as nossas considerações! 
Mãos a obra! 

Moussaka ou Moussaká

Ingredientes:

Para o Molho Bechamel:
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras de leite (temperatura ambiente)
1 ½ colher (chá) de sal
1 pitada de noz mosacada
3 ovos (separe as gemas das claras, use 3 gemas e apenas 1 das claras)

Para a Berinjela
2 berinjelas grandes, descascadas e cortadas ao comprido (mais ou menos 1 cm e meio)
½ xícara de azeite
Sal e pimenta

Para a carne
2 colheres (sopa) azeite
½ cebola média, picada
3 dentes de alho, sem o gérmen, picados e amassados
500 g de carne moída de primeira
½ colher (chá) orégano seco
1 colher de chá de pimenta síria
½ colher (chá) de sal
Pimenta-do-reino moída a gosto
2 xícaras de tomates picados, sem pele e semente (3 tomates grandes aproximadamente)
2 xícaras de tomate picados sem pele e sem semente passados no processador com 200ml de água (2 tomates grandes, aproximadamente)
1 folha de louro

Finalização:
Queijo meia cura (coalho, colonial ou minas padrão) e queijo parmesão


Modo de preparo

Molho Bechamel
Em uma panela derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem.
Deixe cozinhar por aproximadamente 2 minutos, até que a farinha esteja bem cozida e dourada. Aos poucos, acrescente o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Adicione o sal e a noz moscada.
Mexa até ferver. Quando engrossar, retire a panela do fogo e deixe amornar por 5 a 10 minutos. Bata ligeiramente as gemas e a clara com um garfo, e então acrescente-as ao molho mexendo rapidamente com uma colher, para evitar que cozinhem antes de incorporarem ao molho.


Berinjela:
Preaqueça o forno a 200°C. Cubra duas formas grandes com papel alumínio. Reserve.
Descasque as berinjelas e corte-as no sentido do comprimento. Em seguida, pincele os dois lados de cada fatia de berinjela com azeite e posicione-as na forma, sobre o papel alumínio.
Tempere com sal e pimenta. e em seguida, cubra com outra folha de papel alumínio.
Leve-as ao forno até que estejam macias (aproximadamente 25 minutos).
Retire as berinjelas do forno e reserve.

Carne:
Esquente o azeite em uma panela e adicione a cebola descascada e picada. Cozinhe até que a cebola esteja dourada, mais ou menos 4 minutos. Adicione o alho picado e cozinhe por mais 1 minuto.
Em seguida, acrescente a carne moída, o orégano e a pimenta síria. Continue mexendo e vá amassando a carne com um garfo para que não forme grúmulos. Tempere com o sal e a pimenta.
Deixe a carne cozinhar um pouco até perder o rosado. Então, adicione os tomates, tomate processado com a água e a folha de louro. Tampe a panela e deixe o molho engrossar um pouco, por aproximadamente 15 minutos.
Enquanto isso, preaqueça o forno a 175°C.

Montagem:
Pré aqueça o forno a 175°
Unte uma forma ou pirex retangular com um pouco de azeite. Coloque metade das berinjelas e depois o molho com a carne. Repita o processo mais uma vez e por último coloque o molho branco por cima.
Polvilhe a mistura de queijo meia cura com queijo parmesão por cima.
Leve ao forno por 40 minutos ou até que o molho branco esteja bem dourado ou o queijo tenha derretido.

Observações:
- Esta é uma receita que demanda tempo no preparo, portanto, programe-se.
- Também é uma receita de média dificuldade, não recomendada para quem não entende nada de cozinha, embora valha muito a pena arriscar. Qualquer dúvida estaremos a disposição!
- O molho bechamel fica espetacular, mas tende a ficar com a consistência mais firme portanto, se preferir, prepare primeiro a carne e depois o molho, pois será mais fácil para fazer a montagem da moussaka ou moussaká.
- Note que mudamos pouca coisa da receita original, mas substituímos o cravo e a canela em pó pela pimenta síria. Essa mudança foi por uma simples questão de disponibilidade dos ingredientes no momento. A pimenta síria nada mais é que um preparado que leva canela, cravo, noz moscada, pimenta jamaica e pimenta do reino.
- Também alteramos o molho pronto por tomate pelado processado. Talvez seja necessário corrigir o sal no final do preparo, visto que o sal existente no molho pronto não estará mais presente na receita. Na nossa versão, não achei necessário acrescentar mais.
- Acrescentamos o queijo meia cura para ficar com carinha de "Sossega" e lembrar bem a lasanha, visto que fizemos o prato para servir em um almoço de domingo em família onde haviam crianças... então, quanto mais próximo do aspecto de lasanha mesmo, mais fácil de os pequenos aceitarem  e degustarem! 
- Sirva com uma salada leve e arroz branco! 





Achou difícil? 
Testa a receita e conta pra gente! 
Qualquer coisa vai acompanhando o Blog do Sossega que logo você poderá acompanhar as dicas que farão todas as receitas parecerem simples! 

Um abraço sossegado e um ótimo descanso! 
;) 


Nenhum comentário: