terça-feira, 27 de maio de 2014

Do boteco para a mesa: Onion Rings, os deliciosos anéis de cebola!

Salve salve sossegados! 

Sei que muita gente é fã do petisco de boteco e sei também que igualmente, muita gente não gosta de cebola, certo? 
É aí que entram os famosos Onion Rings, os Anéis de Cebola, para mudar tudo aquilo que você conhecia a respeito de sabor - e de cebola: Servidos como guarnição de hambúrgueres e outros sanduíches - ou ainda sozinhos, como "tira gosto" para acompanhar "aquela" cervejinha bem gelada, as cebolas preparadas dessa maneira ficam deliciosas, crocantes, quentinhas e nada ardidas, além de conquistarem o coração da criançada que sempre torce o nariz quando dizemos "que sim, tem cebola no prato" !!! 
A primeira vez que executei essa receita foi em uma data aleatória, para agradar o Marcelo, meu companheiro, que andava salivando muito quando lembrava do prato que comia no refeitório de seu antigo emprego. Mesmo não sendo muito fã da fritura - ainda mais preparando em casa, sem o auxílio de uma fritadeira com controle de temperatura - pesquisei várias opções na internet, e achei uma variação muito simples, rápida e fácil de fazer, além de combinar muito conosco.
Apreciadores inveterados de uma boa cerveja, como nós, vão amar a composição, a combinação e textura, que me deixaram surpresa e satisfeita com o feito!   O sabor fica levemente adocicado e é impossível comer uma só, podendo ser acompanhada por molho verde (de maionese com salsinha e cebolinha) e melhor ainda - com o famoso barbecue. 
É uma ótima pedida para receber visitas descontraídas em casa, tanto que a propaganda foi tão positiva, que fui "intimada" a repetir a dose na casa de um casal de amigos que até hoje cobram meu retorno a sua cozinha! 
Vamos à receita? 


Onion Rings - Anéis de Cebola do Sossega





Ingredientes: 

1 xícara de cerveja bem gelada
1 xícara de farinha de trigo
4 cebolas pequenas 
Pimenta do reino ou mix de pimentas moídas a gosto 
Sal a gosto
Farinha de trigo (aproximadamente meia xícara para secar a umidade da cebola)
1/2 litro de óleo, aproximadamente, para fritar
Cebolinha verde fresca, picada a gosto para decorar


Preparo: 

- Em uma vasilha, misture com o auxílio de uma pá ou fouet, a cerveja gelada, a farinha de trigo, a pimenta e o sal até formar uma massa bem homogênea . Cubra com um filme plástico e lve para descansar na geladeira por alguns minutos, enquanto você prepara a cebola;
- Descasque as cebolas e corte em rodelas de aproximadamente 0,5cm. Espalhe as rodelas com cuidado em um pano de prato limpo e seque-as rapidamente para retirar a umidade. Em seguida passe as rodelas na farinha de trigo rapidamente, sempre com muito cuidado para não quebrar os anéis; 
- Aqueça o óleo em uma frigideira alta e passe os anéis de cebola na massa com auxílio de um garfo; quando o óleo estiver bem quente, frite os anéis aos poucos, cuidando para não grudar; 
- Eles douram rápido, então quando estiverem já douradinhos, escorra no papel toalha e coloque-os no recipiente para servir, ainda quente.
- Decore com cebolinha verde e abra aquela sua cervejinha bem gelada para degustar com os amigos! 


Observações: 

- Você pode aproveitar as dicas da semana passada para descascar e cortar as cebolas!
- Para saber se o óleo está na temperatura ideal, quando levar a frigideira ao fogo, coloque um palito de fósforo dentro. Quando este acender, o óleo terá atingido a temperatura ideal. 
- Controle sempre a temperatura do fogo para não queimar o óleo precocemente! 
- Para evitar o cheiro forte de gordura em casa, se você não possuir um depurador, coloque para ferver uma panela sem tampa, com uma solução de três partes de água e uma de vinagre. Isso reduzirá o cheiro de gordura pela casa! 
- Quando fiz a receita, utilizei as cebolas que tinha em casa, mas ficam muito mais bonitas se você utilizar cebolas pequenas como o indicado. 
- É possível comer no dia seguinte - se sobrar, é claro - e para manter a "crocância" basta levá-las ao forno pré aquecido a 200° por alguns minutos!  



Gostou? Então aproveite o clima da Copa, convide os amigos para assistir aos jogos e faça essa delícia! 
Aposto que todos vão pedir BIS! 
E não esquece de contar o resultado para a gente! 

Abraço grande, e até breve! 


P. S.: A receita original está disponível aqui, e as minhas adaptações ficaram no modo de preparo e em alguns ingredientes! 

Nenhum comentário: