Nossa História

Tudo começou quando nasci!
Descendente de italianos e portugueses, já dá pra saber o que me esperava: uma bela mesa! 
Posso dizer que passei grande parte da minha adolescência vendo e auxiliando meus pais cozinharem, em uma pequena cozinha industrial, instalada dentro da nossa casa. 
Dezembro era o favorito dos meses, pois meu pai fazia centenas de panetones totalmente artesanais, e o cheirinho da massa fermentando era simplesmente indescritível de tão gostoso. 
Lembro como se fosse ontem, dos inúmeros testes que ele fizera em busca de fermento e conservantes naturais e de um aroma genuíno, característico daquela receita tradicional que ele personalizava.
Lembro também das  vezes em que meus pais assumiam compromissos para entregas, e com o objetivo de cumprirem com os prazos, trabalhávamos pesado por períodos  extenuantes;  muitas vezes até tarde da madrugada para que no raiar do dia estivesse tudo  fresquinho, pronto para o cliente.


... E nessa divagação, fecho os olhos e noto que essa história, de certo modo, se repete...



Muita gente tem me perguntado o que é o Sossega Ofélia, e a que veio! 

Vou explicar o mais detalhado possível, mas sinto que somente com o passar dos dias, e a medida que essa relação se estreitar (entre eu, a equipe e o leitor) é que a compreensão se dará por completa! 
O Sossega é um projeto incipiente, que nasceu de uma grande vontade de empreender e de mostrar uma alternativa aos nossos hábitos alimentares através da experiência cotidiana, da pesquisa, da observação e da hereditariedade. 


Sou prova viva de que a fruta não cai longe do pé, e também de que a necessidade faz a vontade! 



O Nome "Sossega Ofélia" é uma homenagem simultânea à três personalidades: minha mãe, a Dona Vânia, cozinheira criativa e de "mão cheia" (minha grande referência) ;  à culinarista brasileira Ofélia, que escreveu vários livros de receitas abordando a culinária brasileira, italiana e portuguesa, além de ser a pioneira de programas culinários na TV ( lembro de assistir, junto com minha mãe, a alguns episódios da "Maravilhosa Cozinha de Ofélia) ; e também a "Ophelia", personagem de Shakespeare que morre de amor, em sua obra "Hamlet". 

Estranha mistura? Aos poucos vou explanar todos esses aspectos, mas antecipo que na verdade, essa é a gênese da "divertisidade" proposta aqui! 


Quanto às receitas, bem.... 

Há inúmeros sites, livros, programas de televisão e canais no youtube onde podemos pesquisar receitas deliciosas, e como sempre há aqueles em que confiamos mais e nos identificamos mais. 
É dessas  referências que  extrairemos algumas receitas para reproduzir e contar aqui nossa impressão e quais as alterações que fizemos para adaptá-las a nossa realidade e deixá-las com a nossa identidade - afinal esse, acredito eu, é um dos grandes segredos da cozinha. 


O objetivo deste Blog, da página e dos demais veículos do Sossega Ofélia, não é necessariamente postar receitas, mas abordar temas relacionados a cozinha, ao ato de cozinhar, dicas alimentares, sugestões de pratos saborosos, combinações e demais assuntos relacionados ao universo culinário - e por que não do nosso cotidiano - transformando essa troca em uma experiência gostosa e divertida. 

A ideia é fazer as pessoas perderem o medo da cozinha e abrir o paladar a novas sensações e sabores ou reencontrar os antigos "gostinhos", além de abrir mão (pelo menos um pouco), de tantos alimentos industrializados, onde encontramos mais o sabor do sal que de qualquer outro ingrediente!


É claro que se você gosta mesmo é de degustar, também teremos assunto e soluções sob medida para o seu dia-a-dia! 



Por isso, sossega aí que estamos na área! 



Um abraço sossegado, 

Priscila Dal Bosco 
Cozinheira Chefe e Sócia - Gerente

Nenhum comentário: