domingo, 27 de abril de 2014

Ao som Ella Fitzgerald!

Salve salve, Sossegados! 

Chegamos no domingo, dia de descansar, de recarregar as baterias, de almoçar com a família, de dormir até mais tarde, de colocar as ideias em ordem, de escutar boas músicas e de refazer a playlist da semana, afinal a música embala minha vida – e a vida de muita gente - desde sempre. 
Lembro que meu pai, meu grande “incentivador” na musicalidade, comprou-me certa vez uma coleção com coletâneas – dessas que chegam aos poucos, em fascículos mensais – com diversos títulos de jazz. Minha reação inicial foi de estranheza, visto que no auge da adolescência, o negócio era ouvir AC/DC, engraxar os coturnos e agitar a cabeleira no quarto enquanto o vinil “comia solto”.
Mas, assim como em relação a comida, em que fomos ensinados desde pequenos a experimentar de tudo para depois formular um "gosto", com relação a música não foi muito diferente. Aos poucos ouvi todos os títulos, descobri as nuances, os novos sons,  e com o tempo fui apurando os ouvidos e abrindo o coração para novas possibilidades.
De todos aqueles títulos,  os que mais marcaram e os que mais ouvi (e ainda ouço), foram Miles Davis, Coltrane, Billie Holiday e a divina Ella Fitzgerald.
Relacionar música e comida é algo bem comum, uma coisa inspira a outra e ambas mexem com partes importantes do nosso cérebro, fazendo com que revitalizemos nossas memórias e lembranças de uma maneira mais que surpreendente. 
Foi bem na adolescência, no primeiro contato que tive com Ella Fitzgerald que também provei de uma iguaria sem precedentes: o antepasto de berinjela desidratada, que é a vedete do Sossega nos pequenos eventos.



Presente na minha família há quase vinte anos, este antepasto que leva berinjela filetada desidratada, pimentão das três cores, alho, cheiro verde, sal e azeite de oliva extra virgem, demora cerca de quatro dias  para ficar pronto, que é o tempo de preparo e também o mínimo necessário para que a conserva "curta" no azeite e fique saborosa. A demora se deve ao processo de desidratação da berinjela, que exige tempo e cuidado para não desperdiçar a leguminosa e ter-se um rendimento satisfatório. 
É claro que, quanto mais tempo o antepasto "curtir" no azeite,  mais acentuados os sabores se tornam e mesmo quem não gosta muito de berinjela, se curva ao sabor único que ela adquire na combinação.  

Como vocês podem perceber, abrimos o fim de semana em grande estilo: ao som de Ella Fitzgerald, concluímos o preparo da saborosa berinjela, e aprontamos a proposta que vocês conferiram na imagem acima, onde finalizamos com torradinhas e com esses rolinhos de queijo mussarela e salame italiano, para servirmos de entrada em um pequeno evento. 

Ficou curioso (a) para degustar também? Entre em contato conosco que prepararemos com carinho uma "amostra" para você receber seus amigos em casa! 
Esse antepasto vai bem com vinho e com cerveja além de aceitar outras combinações de ingredientes, de acordo com a sua preferência! 
Ah, para saber mais sobre a Ella Fitzgerald, a wikipedia oferece um resumo interessante sobre a vida e a obra da cantora; mas se você quer mesmo conhecer essa voz magnífica, o Sossega Ofélia indica esse video para um bom começo: 



Assite lá e depois nos conta como foi a experiência? 
Um abraço grande e tenham todos uma ótima semana! 


Em tempo: Dia 25 de abril é a data em que Ella Fitzgerald completaria 97 anos! 
Coincidência ou não é também a data de aniversário do meu amigão e cheff Erik Fillies! Parabéns querido! Aguardamos seu precioso "pitaco" por aqui! :)  

Nenhum comentário: