quinta-feira, 17 de abril de 2014

Sexta Feira Santa com Moqueca de Tilápia!

Salve salve, Sossegados!

Nesta quinta feira, véspera de feriado, vamos inaugurar as postagens do “Blog do Sossega” com uma deliciosa divagação histórico-culinária, para dar água na boca e instigar a criatividade!
Amanhã é Sexta Feira Santa, ou Sexta Feira Maior, como é comumente chamada a data pelos cristãos, e habitualmente as famílias abdicam da carne vermelha e optam pelo consumo do peixe. 
Mas de onde vem mesmo essa tradição?

Para escrever sobre isso, fiz uma viagem no tempo e rememorei as longas conversas com meu pai a respeito de religião, filosofia, cristianismo e culinária, onde ele, cozinheiro, padeiro, contador, músico, teólogo e autodidata, “verborragizava” um tratado sobre todos os assuntos pertinentes a esta postagem.
Também revi alguns conceitos pela internet e em alguns livros que permeiam minha biblioteca para poder divagar e estabelecer essa conversa com a finalidade de colocar todo mundo na cozinha descobrindo o prazer de cozinhar!

A Páscoa Cristã, celebrada em um domingo contado atualmente 40 dias após a quarta-feira de cinzas, é o dia em que se comemora a ressurreição de Jesus Cristo e na sexta feira que antecede este dia, rememora-se a sua morte na cruz. 
Há várias referências a Páscoa celebrada como ritos de passagem , em diversas culturas, como a Pesach (passagem) judaica, em que se celebra a libertação do povo hebreu, cativo dos egípcios, atravessando o mar vermelho.
Em várias expressões culturais, existe historicamente, rituais em que há o sacrifício e a renúncia para relembrar o sofrimento, e a festividade para celebrar a vida e o renascimento. 
Muitos cristãos também fazem seus rituais de passagem  -  pequenos sacrifícios no período da quaresma (esses 40 dias que antecedem o domingo de Páscoa), por esta representar um tempo de reflexão; dentre essas abdicações, é comum renunciar a carne vermelha, por exemplo, como uma analogia à renúncia aos “pecados da carne”[1].

O fato é que de rito em rito, de tradição em tradição, tornou-se praxe consumir o peixe na Sexta Feira Santa, e obviamente esse costume gerou receitas e hábitos culinários que permeiam nossas papilas gustativas de memórias saborosas!
Na minha família materna, por exemplo, a descendência portuguesa nos remete ao bacalhau, e como toda família “culinariamente ativa”, temos nossa receita “clássica” que atravessa gerações mesmo em contraposição ao alto custo do bacalhau!

Se fica difícil provar esta iguaria, sugiro aqui,  a Moqueca de Tilápia - uma das primeiras postagens que fizemos na página do Sossega Ofélia no facebook (aqui).
Esse peixe é facilmente encontrado nos pesqueiros, e além de saboroso, tem um custo bem mais baixo que o do bacalhau.
É claro que tradicionalmente a moqueca leva peixe de mar, preferencialmente com a carne mais consistente, mas encontramos uma adaptação interessante que fizemos questão de testar e saborear para passar a dica para vocês!
De origem brasileira, a moqueca é fácil de preparar, e o  maior desafio do preparo é sua montagem.
 A receita original foi extraída do site “Na cozinha do Carlos”(aqui) e as nossas adaptações limitaram-se somente  ao ingrediente “filé de tilápia”; optamos por utilizar postas de tilápia (com espinhos mesmo) para poder conservar a espessura mais grossa.

Esse site é muito bem detalhado quanto ao histórico da moqueca e preparo do prato, tornando a leitura fácil e interessante, por isso dispensamos reescrever nossa versão, bastando vocês consultarem o link no final da postagem!  
Nossa finalização acompanhou o arroz e um pirãozinho da cabeça do peixe, que utilizamos, segundo os critérios do Sossega Ofélia, para não desperdiçar comida!
Ficou uma delícia e essa receita serviu bem 4 pessoas “famintas”!




Um grande abraço e um ótimo feriado a todos!




[1] Lembro de ter ouvido isso em uma das últimas missas a que assisti, há mais de 10 anos!

Nenhum comentário: