quarta-feira, 25 de junho de 2014

Petisco caseiro com carinha de bar: Azeitonas empanadas e bolinho de arroz!

Salve salve sossegados!!! 

E aí todo mundo animado para o jogo no sábado? 
Conheço um montão de gente que "detesta" futebol, mas na Copa... "PIRA". 
Vale o que vier: pipoca, petisco, salgadinho, cerveja gelada, feijoada, e até unha roída. 
O que vier, morre! 
Como o próximo jogo é no sábado e muita gente vai assistir em casa reunindo os amigos, resolvi postar aqui duas receitinhas bem simples de petiscos baratos, rápidos e fáceis para vocês oferecerem, além é claro, da tradicional cervejinha bem gelada e da pipoca - só não vale fazer pipoca no microondas, hein? 
Se você não bebe, não tem problema! Capriche servindo um suco refrescante de abacaxi com hortelã, que fica tudo certo! 
Esses tempos atrás postamos a receita dos Onion Rings que fez um baita sucesso por aqui, lembram? Essa receita junto com essas duas outras que postarei hoje, foram parar no caderno Gourmet do jornal Folha SC como sugestão para "Petiscos da Copa"! Vocês também podem acessar a matéria completa neste link aqui, caso queiram conferir! 
A receita da azeitona foi sugestão da minha amiga Carolina Figueiredo que me encaminhou via página do facebook e os bolinhos de arroz são receita de família.

Vamos lá? 





Azeitonas Empanadas:

Ingredientes:
- Aproximadamente 250g de azeitonas verdes sem caroço (drenadas)
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de farinha de rosca
- 2 ovos
- 500ml de óleo (aproximadamente) para fritar

Modo de preparo:
- Quebrar os ovos e retirar a pele da gema (membrana) com as mãos ou com auxílio de uma peneira. Bater ligeiramente com um fouet (batedor de arame) ou garfo e reservar.
- Peneirar a farinha de trigo e colocá-la em um prato suficientemente grande. Passar as azeitonas na farinha de trigo e em seguida nos ovos batidos.
- Colocar a farinha de rosca em um saco plástico e derrubar as azeitonas besuntadas dentro e mexer o saquinho, assim elas vão ficar totalmente cobertas com a farinha de rosca. Se preferir pode-se simplesmente despejar a farinha de rosca em uma vasilha e colocar as azeitonas besuntadas lá e mexer bem para que a farinha de rosca grude.
- Aquecer o óleo e fritar as azeitonas em óleo bem quente, por cerca de um a dois minutos até dourar. Escorrer em uma peneira de aço e depois servir.

Rende uma porção pequena e leva no máximo 40 minutos no preparo!

Se quiser incrementar, pode-se acrescentar 2 colheres de queijo parmesão ralado a farinha de rosca. Fica incrível, mas bem salgado, então é interessante servir com um molho neutro. 
Se vocês quiserem conferir a receita original sugerida pela Carolina, é só acessar esse vídeo aqui, no youtube: 

____________________________

Bolinho de arroz:

Embora muito comuns, as pessoas fazem esses bolinhos “a olho” e cada um tem uma forma especial de preparar a sua receita. Eis aqui a do Sossega:

Ingredientes:
- 1,5 xícara de arroz cozido (pode ser preparado na hora ou já reaproveitado de sobras do almoço ou janta do dia anterior)
- 1,5 xícara de leite na temperatura ambiente (aproximadamente)
- 1,5 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de chá de queijo parmesão ralado
- Cheiro verde (salsinha e cebolinha) a gosto
- Sal (se necessário)
- 500ml de óleo (aproximadamente) para fritar

Modo de Preparo:
- Colocar o arroz já cozido com um pouco de leite em uma panela e levar ao fogo baixo, sempre mexendo até ferver. Depois retirar do forno e aguardar esfriar. (Esse processo não é obrigatório, mas deixa o arroz mais tenro e molinho)
- Com o arroz frio, acrescentar o ovo sem a pele e misturar com a ponta dos dedos. Acrescentar o queijo ralado, e aos poucos a farinha e o leite e misturar com as mãos até dar o ponto de fazer bolinhas não muito moles (com a consistência de uma massa mais grossa que a do bolinho de chuva, mas que possa ser “pingada” com o auxílio de uma colher).
- Acrescentar o cheiro verde e o sal.
- Aquecer o óleo e fritar os bolinhos “pingando” e moldando com o auxílio de uma colher. Basta deixar dourar por inteiro, sempre virando e cuidando para que o óleo não esfrie e eles fiquem ensopados.
- Escorrer em uma peneira de alumínio e servir.

Rende cerca de vinte bolinhos pequenos  e leva aproximadamente 45 minutos para ficar pronta (com o arroz já cozido)

________________________________

Quero só ver a versão de vocês hein? 
E aguenta que sexta tem mais delícias para vocês! 

Abraço grande! 

Nenhum comentário: