quinta-feira, 19 de junho de 2014

Delícias de Inverno: Sopa cremosa de lentilha com linguiça calabresa!

Boa noite Sossegados! 

E aqui vamos nós com mais uma esfriada básica e uma nova sopa de cair o queixo! 
A lentilha é uma leguminosa extremamente nutritiva com tantas ou mais propriedades que o feijão - porém mais leve na digestão. 
Eu particularmente sou fã da lentilha e faço diversos pratos com ela, como a Mjadra, que vocês já acompanharam aqui. Vai bem com vegetais, com embutidos, em saladas e até mesmo com carnes. 
A tradição de se comer lentilha no final do ano é bem comum no Brasil, mas essa tradição pode ter sido implementada pelos imigrantes italianos e há também quem faça menção a Bíblia, em Gênesis 29:34, em que Esaú, filho de Isaac e irmão de Jacó, troca seus direitos de filho mais velho por um prato de lentilhas - e após isso ele se torna um homem rico!
Enfim, como tudo aqui é cheio de história e herança familiar, executei essa receita porque esses dias, logo que começou a esfriar, minha mãe comentou via facebook que preparava uma deliciosa sopa de lentilhas e me encaminhou a receita. 
Passaram-se alguns dias, fui comprar alguns utensílios de cozinha para o evento da semana passada e me encantei com a última "cumbuca" de sopa que encontrei perdida na loja e irresistivelmente levei a dita cuja pensando em estreá-la com a sopa de lentilhas da minha mãe!
Como sempre, adaptei algumas coisas porque prefiro essas sopas mais cremosas e mais encorpadas e a receita original é um pouco mais aguada. Obviamente modifiquei um pouco para ficar com o aspecto desejado, mas neste ponto, uma das vantagens da lentilha é que se for bem cozida ela se desmancha e forma um caldo grosso, então não foi preciso acrescentar praticamente nada, apenas alterar o tempo de cozimento do grão. 
Esse fator deixou a sopa mais consistente, sendo possível inclusive substituir o feijão e servir com arroz em uma refeição - o que fiz no dia seguinte, ao preparar minha "marmita"!

Vamos lá?  




Sopa cremosa de Lentilhas com Linguiça Calabresa

Ingredientes: 

400g de lentilha lavada e escolhida
Água (aproximadamente 1,5 l)
1 linguiça calabresa
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho sem o talo central picados e amassados
Sal a gosto
Cebolinha e salsinha a gosto
Pimenta biquinho e pimenta fresca a gosto
Azeite de oliva

Modo de Preparo: 

- Coloque as lentilhas de molho em água (o suficiente para cobrir os grãos) por 40 minutos. Escorra, e em seguida coloque-as em uma panela de pressão e cubra com o equivalente ao dobro do volume da sua quantidade de água;
- Leve a panela ao fogo e quando começar a chiar conte 20 minutos e desligue. Deixe sair a pressão normalmente e abra a panela. Separe uma concha da lentilha, coloque-a em um prato e esmague com um garfo. Devolva a lentilha esmagada à panela e coloque-a em fogo baixo;
- Em uma frigideira doure a cebola picada até ficar transparente e em seguida acrescente o alho. Quando estiverem dourados, acrescente-os à panela com as lentilhas;
- Mantendo sempre o fogo baixo, tire a pele da linguiça calabresa e corte-a em rodelas não muito finas. Coloque-as na panela com as lentilhas e deixe ferver bem ate engrossar; 
- Prove o sal, se necessário acrescente um pouco com cuidado - os embutidos já possuem bastante sal - e deixe ferver mais uns minutos, mexendo de vez em quando para incorporar. 
- Sirva com torradas ou com pão, queijo parmesão, pimenta e cheiro verde.

Observações: 

- A Lentilha ganha "corpo" e vai engrossando sozinha, por isso fica ótimo para comer com arroz no dia seguinte substituindo o feijão. Não precisa utilizar amido de milho (maisena), farinha, manteiga ou qualquer outra coisa para engrossar o caldo.
- É uma excelente opção para quem leva marmita no almoço além de muito fácil e simples de fazer!
- Se você tiver medo da panela de pressão, pode cozinhar a lentilha em uma panela comum pois ela não é muito dura, porém seu caldo não ficará tão espesso, então será necessário mais tempo de fogo. Mantenha sempre o fogo baixo nesta situação! 
- Se você quiser ainda mais praticidade, pode comprar cebola e alho desidratados ou em pó a granel em lojas de produtos naturais e substituir. Se optar pelo "pó", não precisa dourar, acrescente-os direto na panela com a lentilha cozida. 
- Rende 4 porções generosas. 

___________________________________________________

Agora é só colocar em prática e testar! 
Não esquece de contar pra gente depois! 

Um grande abraço sossegado!

Nenhum comentário: