segunda-feira, 23 de junho de 2014

Panela de pressão, carne e cerveja preta: Bom pra solteiro!

Salve salve, sossegados!

Essa semana abrimos o blog do Sossega com uma receita que vai fazer a cabeça de muita gente que não sabe cozinhar e que não gosta de perder muito tempo na cozinha: A Carne de Preguiçosa na cerveja, que já apareceu no Caderno Gourmet do Jornal Folha SC de abril.
Muito prática, barata e rápida, executar essa delícia só tem um porém: você precisa de uma panela de pressão!
Senti um clima de suspense e um frio da barriga de muita gente aí do outro lado da tela, mas acredito que o medo da tão famigerada panela, muitas vezes vem alimentado por mitos e lendas, que assim como as receitas, são passados de geração em geração!
Percebo que  tudo isso é um grande mal entendido e preconceito com um utensílio que considero imprescindível e altamente recomendável aos solteiros de plantão!
Logo que mudei de cidade e vim morar sozinha aqui em Jaraguá do Sul, um dos primeiro itens que ganhei de presente da minha mãe foi uma panela de pressão da marca "Clock" de 4,5L - que me acompanha até hoje e confesso que foi um sufoco, nas primeiras semanas cozinhar sem o auxílio dela! Eram horas cozinhando feijão, ervilhas, grão de bico... 
Extremamente útil, essa "ferramenta" já foi sim muito perigosa, mas hoje muita coisa mudou e podemos encontrar diversos modelos no mercado com inúmeros dispositivos de segurança: basta seguir as instruções que acompanham a embalagem da marca que você escolher e fazer sempre a limpeza e manutenção correta que não tem erro, sua parceira de cozinha sobreviverá por anos sem causar acidentes.
O ideal é que se troque a borracha a cada ano e é importante que se compre o modelo correto da borracha, pois cada tipo de tampa tem um encaixe; portanto nada de comprar as borrachinhas genéricas! 
 Na dúvida aconselho levar suas panelas em um local que faça a manutenção das mesmas, como "Hospitais de Panelas", onde você pode trocar válvulas, cabos, tampas, borrachas de vedações e outros equipamentos pertinentes não somente a panela de pressão mas a qualquer outra panela... e por favor, por amor a vida não permita que seu vizinho coloque um parafuso na válvula de segurança dizendo que "assim também funciona".
Outra dica útil é nunca ultrapassar a medida de "três dedos" abaixo da tampa, pois deverá sempre sobrar um espaço para o vapor circular, e se caso você a coloque no fogo e não fizer pressão na válvula, desligue-a imediatamente pois a mesma pode estar entupida e precisa ser desobstruída! Então nada de esquecer a panela no fogo e dar as costas para assistir ao jogo do Brasil, certo? 

Abaixo selecionei algumas imagens de panelas de pressão de diversos modelos - e preços que variam de R$ 70,00 a R$ 1.500,00 (sim, tudo isso por uma panela fantástica e linda... é o poder do "design", da tecnologia, da função e do marketing - mas sobre isso falaremos outro dia, ok?) que podem te auxiliar em sua aquisição! 

Fonte: magazineluiza.com e buscape.com




Bem, já ficou claro que sou total adepta de uma "pressãozinha" na cozinha e acredito que é um investimento válido! Para quem é solteiro uma panela pequena, de 4,5L é mais que suficiente e nela vocês podem executar inúmeras receitas que vão muito além do feijão e da sopa. 
Pode-se fazer carne de panela, churrasco de panela de pressão, pudins, doces, massas e uma infinidade de aromas e sabores invadirão sua casa... 
Se você ainda ficou com medo e com dúvidas, pode consultar nesses links aqui, aqui e aqui, pois foi onde busquei informações, algumas até eu mesma desconhecia, e foi bem interessante aprender!


E agora, bora lá anotar a receita? 

Antes de mais nada vou esclarecer que vocês encontrarão duas opções: a receita original, que contém caldo industrializado e molho pronto, aditivos que hoje eu desaprovo e evito ao máximo - mas quem não tem muita intimidade com a culinária e muito menos dispõe de tempo, vale lançar mão até ampliar o seu,  vamos dizer, "repertório aromático-gustativo-apaixonante"! 
Mas quem quiser se arriscar já, vale a receita modificada do Sossega que é ligeiramente mais trabalhosa, mas fica triplamente mais saborosa e dispensa os caldinhos e molhos industrializados! 
Ah e a cerveja... bem, aos poucos vamos descobrindo que quase tudo o que envolve cerveja, vinho e cachaça no cozimento fica macio e derrete na boca - aliás é uma boa pedida pra assistir ao jogo da Seleção no domingo com a casa cheia de amigos, não acham? 
Confere aí! 




Carne de Preguiçosa na Cerveja Preta

Receita Original:

Ingredientes:

- 1kg de posta vermelha
- 1 long neck de cerveja preta
- 1 lata de massa de tomate
- 1 cubo de caldo de carne.

Modo de preparo:

- Colocar a carne picada em cubos e demais ingredientes em uma panela de pressão, fechar e levar ao fogo até chiar. Contar 30 minutos e desligar o fogo; deixar a pressão sair naturalmente e servir.


Receita Modificada pelo Sossega Ofélia:

Ingredientes:

- 1 kg de posta vermelha ou coxão duro
- 1 long neck de cerveja preta
- 4 tomates
- 250ml de água (meio copo americano)
- 1 cebola média
- 3 dentes de alho
- Coentro desidratado a gosto
- Páprica picante a gosto
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva (aproximadamente)

Modo de preparo:

- Descascar e picar a cebola em cubos bem pequenos e reservar.
- Colocar os tomates de molho na água quente por alguns minutos até soltar a pele. Depois basta retirar a pele, cortar os tomates ao meio, retirar a sementes e reservar.
- Descascar e cortar os dentes de alho ao meio, retirando o gérmen (miolo). Depois picar em cubinhos pequenos e esmagar rapidamente com um garfo. Reservar.
- Cortar a carne em cubos grandes, retirando as capinhas de gordura possíveis.
- Em uma panela de pressão, aquecer o azeite (sem queimar) e colocar a cebola para dourar. Quando já estiver quase transparente, acrescentar o alho e deixar dourar por mais alguns minutos. O alho não deve torrar.
- Quando a cebola e o alho estiverem dourados, acrescentar o sal, o coentro e a páprica picante e deixar fritar por alguns segundos para que solte o aroma. Em seguida acrescente a carne e deixe selar (fritar por fora). Mexa a carne com cuidado se necessário para que sele em todos os lados.
- Enquanto a carne sela, bata o tomate e a água no liquidificador. A consistência será de um molho bem fluído. Após bater, verificar se a carne já está selada e acrescentar este “molho” e a cerveja preta na panela.
- Tampar a panela e deixar cozinhar no fogo médio até pegar pressão. Quando a panela “chiar”, conte 25 minutos e desligue. Deixe a pressão sair normalmente, abra e prove o sal. Se necessário, acrescente mais sal e deixe cozer por mais alguns minutos com a tampa aberta para evaporar um pouco a água e o molho ganhar corpo.
- Esse processo não é obrigatório, é apenas uma finalização e fica a gosto do cozinheiro.

Observações:

- O coentro pode ser substituído pela salsinha fresca.
- Cuidado ao colocar coentro, ele é aromático e pungente.
- Não recomendo acrescentar mais sal, mas como mencionei, fica a gosto do cozinheiro.
- Essa carne leva cerca de uma hora para ficar pronta, e essa receita serve bem 4 pessoas, acompanhada com arroz e salada verde. 

________________________________________

Abraço grande e boa degustação!! 

Nenhum comentário: